8 dicas para vender mais pelo Facebook

O marketing digital se tornou prioridade para a divulgação de produtos e serviços, e é possível implementar novas estratégias, como vender mais pelo Facebook e outras redes sociais e plataformas digitais.

como vender mais pelo Facebook

8 dicas para vender mais pelo Facebook

O marketing digital se tornou prioridade para a divulgação de produtos e serviços, e é possível implementar novas estratégias, como vender mais pelo Facebook e outras redes sociais e plataformas digitais. 

 

O investimento direcionado para uma campanha publicitária visa a atuação nas mais diferentes mídias.

 

Quando se trata de marketing digital, é preciso identificar as ações e práticas que podem, e devem, ser implementadas para um maior alcance de público. 

 

As estratégias podem variar, porém em uma plataforma como o Facebook, o inbound marketing pode ser muito bem empregado, pois ali está presente diversas oportunidades de atração do público-alvo.

 

Além disso, quando se pretende aumentar as vendas pela rede social, os anúncios presentes no Facebook pode ser devidamente aplicados seguindo métricas e segmentos distintos, como:

  • Assuntos de interesse;
  • Escolaridade;
  • Faixa etária;
  • Hobbies;
  • Localização.

 

Cada um desses pontos pode ser identificado pelas ferramentas disponíveis dentro da plataforma digital da rede social. Inclusive, todas as oportunidades que surgem devem ser aproveitadas da melhor forma possível. 

 

A seguir serão apresentadas 8 dicas que podem ser seguidas para aumentar as vendas da loja virtual ou do e-commerce. Ou mesmo de um estabelecimento comercial instalado fisicamente em um shopping center ou uma rua bem localizada.

 

1. Aposte em imagens atrativas

 

As imagens podem ser complementares ao anúncio de um novo produto, ou estar relacionado a um serviço prestado pelas mais diferentes empresas. 

 

A verdade é que uma foto, um desenho ou mesmo um logo empresarial tende a chamar a atenção dos usuários que estão rolando a linha do tempo de uma rede social.

 

Vale lembrar que o Facebook está associado a outra rede social, voltada especificamente para as imagens e fotos. 

 

Trata-se do Instagram Ads, e os anúncios que são publicados em uma plataforma podem ser compartilhados automaticamente em outra. Principalmente, no próprio Facebook é possível gerenciar as campanhas que serão criadas para ambas redes. 

 

Portanto, é preciso investir em fotos de qualidade, ou imagens que estejam relacionadas aos produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor. 

 

A divulgação de uma marca também é importante, e por isso vale reforçar o quanto é necessário entregar ao público o que ele sempre aprecia, que são imagens reconfortantes, mesmo que seja de uma empresa que entrega produtos e serviços de qualidade. 

 

2. Não esqueça de aplicar o CTA

 

A estratégia de CTA (Call To Action) está presente no Marketing Digital de tal forma que é impossível desperdiçar uma oportunidade quando se trata da maior rede social do mundo. 

 

Sendo assim, as postagens feitas no Facebook podem apelar para o CTA e direcionar os usuários para diferentes pontos, como:

 

  • Acessar um blog;
  • Convidar para comentar posts;
  • Fazer download de e-book;
  • Inscrever em webinar;
  • Participar de sorteios e promoções.

 

A estratégia de CTA pode ser empregada para conquistar a atenção dos leads e, assim, fazer uma captação de dados de forma atraente. 

 

Uma postagem na rede social pode ser o primeiro contato entre lead e empresa, e qualquer tipo de convite pode ser utilizado para conhecer melhor a empresa, os produtos e serviços oferecidos. 

 

Isso pode envolver outras ferramentas de divulgação, que podem extrapolar as redes sociais em relação a todo o ambiente virtual disponível, como envio de e-mail marketing e propor uma jornada de compra.

 

3. Marketing de conteúdo estimula tráfego em site

 

A autoridade de uma empresa está relacionada à aplicação de marketing de conteúdo em todos os materiais presentes no site institucional, no blog corporativo e nas postagens feitas na internet. 

 

Dessa forma, é preciso saber como anunciar no Google Ads vai direcionar os usuários da plataforma de busca para os materiais propostos para a divulgação de uma organização. 

 

Aqui pode-se aproveitar uma ferramenta da rede social na qual a empresa anuncia, chamada Facebook Insights. 

 

O objetivo é disponibilizar o anúncio conforme a segmentação que o marketing de conteúdo propõe, direcionando para um público-alvo específico, conforme a pesquisa inicial na plataforma de busca do Google. 

 

A aplicação de SEO (Search Engine Optimization) também é estimulada, pois o próprio Facebook utiliza as palavras-chave para divulgação segmentada empregando as hashtags (#), facilitando o acesso a assuntos específicos de um segmento ou um nicho muito específico.

 

4. Tenha uma página dedicada para o empreendimento

 

Na verdade, essa é uma das primeiras medidas que devem ser tomadas quando se pretende aumentar as vendas por meio do Facebook. 

 

Por ser uma rede social, as pessoas não precisam utilizar as páginas pessoais como um canal de divulgação, até mesmo porque esse modelo de página não possui as mesmas ferramentas que uma página comercial que o Facebook oferece.

 

As pessoas que passam a seguir uma página comercial podem receber notificações sobre publicações de interesse ou atualizações sobre os produtos e serviços disponíveis. 

 

Os clientes fidelizados podem ser parte da divulgação, podendo compartilhar postagens que sejam de interesse de um grupo, ampliando o alcance de uma publicação comercial. 

 

Além disso, é possível promover eventos e fazer o CTA a partir de uma página comercial com investimento pequeno, porém com potencial de alcance a um público interessado e engajado.

 

Não deixe de ler: Como o marketing na Internet pode melhorar o seu negócio

 

5. Mantenha um relacionamento próximo ao consumidor

 

As redes sociais tem um poder de persuasão que nem sempre foi possível em outras mídias, mesmo as digitais. 

 

Há influenciadores digitais que podem se tornar o porta-voz de uma empresa, e assim a marca tem uma imagem que permite um relacionamento mais humanizado e real.

 

Pode ser que os usuários utilizem uma postagem para fazer uma crítica ou uma reclamação. 

 

Esse é um momento delicado, que deve ser tratado de maneira profissional, o que demonstra a inteligência que deve ser empregada sempre no marketing digital.

 

A ideia, nesse tipo de postagem, é tentar buscar uma solução adequada, tendo a empresa se mantendo aberta para o diálogo.

 

Sempre apelando para o bom senso e educação, às vezes até mesmo se colocando na posição do consumidor para trazer opções benéficas para todos e de modo a conter ações negativas. 

 

A interação em uma postagem aberta permite que uma plateia esteja acompanhando tanto a reclamação ou crítica apresentada, como o posicionamento que a empresa presta. 

 

6. Faça agendamento das publicações

 

Os hábitos dos consumidores mudaram de forma radical, tanto pela tecnologia presente nos dias atuais, quanto pela formalização de comércios eletrônicos e a possibilidade de encontrar diversos produtos e serviços a partir de alguns cliques no computador ou celular. 

 

Dessa forma, é preciso criar um hábito também sobre as postagens que a empresa faz no Facebook, utilizando o timing entre o que está sendo oferecido e o que a pessoa procura ou anseia. 

 

É preciso ver o horário que as pessoas estão mais dispostas a mexer em uma rede social, de acordo com o público-alvo. 

 

Um restaurante pode publicar a imagem de um prato bem montado às 11h da manhã, indicando que está pronto para atender os clientes na hora do almoço.

 

Ou uma lanchonete divulga o novo cardápio na sexta-feira, pronta para atender os clientes no final de semana. 

 

É possível fazer o agendamento de postagens no Facebook utilizando o Estúdio de Criação da própria plataforma, com antecedência de até 6 meses. 

 

7. Integre as plataformas digitais

 

O site de uma empresa pode ter no rodapé um link que direciona para o Facebook e outras redes sociais, fazendo uma integração e propondo uma continuidade além do papel institucional que muitos sites proporcionam.

 

O propósito das redes sociais é interagir, e isso é feito de forma adequada quando as postagens permitem a publicação de comentários sobre os mais variados assuntos, conforme o público-alvo e o que se pretende atingir. 

 

Por isso, sempre faça uma integração para aproveitar a dinâmica que a internet permite, e que as pessoas busquem nos momentos de lazer. 

 

8. Invista em anúncios patrocinados

 

O marketing de conteúdo pode ajudar a aumentar o tráfego de um site ou o ranqueamento na plataforma de buscas de forma orgânica. Porém, isso pode levar tempo e muitas empresas querem ver o crescimento de clientes o quanto antes.

 

Sendo assim, é preciso entender como funciona o Facebook Ads e quais as vantagens que existem a partir de postagens patrocinadas. 

 

Uma verdade é que o engajamento aumenta de forma exponencial, porém, é preciso utilizar as ferramentas que a própria rede social oferece para garantir uma audiência de qualidade, que possa ser atendida com excelência, bem como paciência para as ações orgânicas e pagas de curto e longo prazo. 

 

Portanto, é necessário levar em consideração as segmentações atendidas de maneira estratégica, para que as vendas possam aumentar de maneira natural e se mantenham de forma sustentável.

 

Conclusão

O Facebook é apenas uma fatia do que pode ser direcionado parte do orçamento de uma campanha publicitária. 

 

Entretanto, é fato que essa rede social possui diversas facilidades que justificam a insistência em investir nos anúncios de forma contínua, como:

 

  • Compartilhamento orgânico;
  • Dinâmica moderna;
  • Facilidade de comunicação via Messenger;
  • Interação nas postagens.

 

É uma ferramenta social, e por isso as empresas devem socializar dentro das possibilidades, atendendo os consumidores da melhor forma possível. 

 

Por fim, vale reforçar que é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgem, sempre com foco no sucesso do empreendimento comercial. Se for preciso compartilhar memes e atender a pedidos dos clientes, que assim seja.

 

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